EDUCAÇÃO

Laboratório de Economia Circular é lançado em Belém do São Francisco

Publicada em 27/05/19 às 10:56h - 284 visualizações CESVASF

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Valmi Campos (esquerda), diretor do CESVASF, Ana Gleide Sá (centro), presidente da ABCDE, instituição mantenedora da CESVASF e Sérgio Xavier (direita) - idealizador do CircuLAB.  (Foto: )
Nesta sexta-feira (24) e sábado (25), o município Belém do São Francisco, localizado no Sertão Pernambucano, recebe o I Simpósio de Meio Ambiente do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). No decorrer da abertura, será inaugurado um pioneiro laboratório de inovação para a Economia Circular do Sertão - estratégia que consiste na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia na região. 

O CircuLAB é um projeto criado e coordenado pelo ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, e tem como intuito desenvolver soluções sustentáveis para os resíduos sólidos da região, de forma que sejam usados os conhecimentos multidisciplinares, novos modelos de negócios, criatividade e a plataforma Circularis - Rede Digital para gestão de Resíduos Recicláveis.


O projeto pretende expandir localmente progressos logísticos circulares, estimular pequenas indústrias de beneficiamento, soluções de reuso eupcycling de material reciclável. Além disso, o CircuLAB CESVASF também tem o propósito de avaliar os usos da energia renovável processos produtivos, como a microgeração solar, e desenvolver a BioEconomia, prospectando produtos da Caatinga preservada, que podem ser explorados economicamente, visando proteger e regenerar o bioma e, ao mesmo tempo, promover negócios, empregos e renda. 

Para isso, o CircuLAB não só planeja reunir estruturas que já existem, mas também integrar parceiros diversos, mapear conhecimentos de ponta, testar soluções práticas e incentivar a criatividade colaborativa. O coordenador do projeto, Sérgio Xavier, enfatiza: "Lixo deve deixar de ser problema ambiental e virar solução socioeconômica, com destinação correta e estruturação de cadeias produtivas de reciclagem. Vamos focar em problemas imediatos e desenvolver protótipos inovadores para testar e replicar em larga escala".




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 087 9 9805 9627
+ Acessadas
ALUNOS DOS CURSOS DE BACHARELADO EM FARMÁCIA E DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CESVASF REALIZARAM VISITA TÉCNICA NA ESCOLA DO VINHO (IF SERTÃO - PETROLINA) E NA VINÍCOLA RIO SOL (LAGOA GRANDE).
Belém do São Francisco terá curso de Medicina, antecipa presidente da ABCDE, Ana Gleide
ABARÉ-BA: DEPUTADO PEDRO TAVARES SOLICITA AMPLIAÇÃO DE SINAIS DE TELEFONIA PARA O MUNICÍPIO.
FELIZ ANIVERSÁRIO VAQUEIRA MARISA ADRIANA
CAMINHONEIRO MANDA RECADO AOS BANDIDOS DE CABROBÓ, IBÓ E BELÉM; A TERRA DE ?SEU NINGUÉM!?
ACIDENTE COM VITIMA FATAL E TRÊS FERIDOS NA CURVA DO RIACHO PEQUENO EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO
RAIO MATA ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO PE
Homicídio em Rodelas-BA.
OVELHA NASCE COM CARA DE LOBISOMEM EM BARROCAS-BA
Vídeo:idoso de 70 anos é flagrado fazendo sexo com galinha no quintal de casa
Redes Sociais
Galeria de Fotos
Iº SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DO CESVASF
Representantes da ABCDE/CESVASF prestigiam posse de novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação
GRUPO CASA E COMPANHIA NA TORCIDA PELO BRASIL
Publicidade Lateral
Estatísticas

Visitas: 4261511

Usuários Online: 8

Parceiros
Sertão Noticias.com
Copyright (c) 2021 - Sertão Notícias - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!