26/01/2018 - A Presidente da Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação, Profa. Msc. Ana Gleide de Souza Leal Sá, juntamente com a equipe técnica local do FIES, Clenovaldo e Carlos Francisco, participaram nesta sexta-feira, em Caruaru, da reunião com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, na qual foi oficializada a inserção das 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco no cadastro do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES.
"Desde que assumimos a Presidência da ABCDE, buscamos ampliar as condições de acesso dos nossos estudantes ao ensino superior. Na luta pelo FIES, agendamos reuniões com o Ministro e em todas fomos atendidas. Com a sensibilidade de um gestor que conhece o verdadeiro papel das autarquias no interior e da realidade de origem dos nossos estudantes, Mendonça acrescentava-nos em cada reunião a certeza da nossa participação no FIES. Assim, hoje, agradecemos." declarou a Profa. Ana Gleide.
Segundo o presidente da Facape e também da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco - Assiespe, Antonio Habib, "este ato poderá beneficiar mais de 5.000 (cinco mil) estudantes universitários, das Autarquias de Pernambuco". "Estamos comemorando mais uma vitória da Assiespe em favor da acessibilidade dos jovens ao ensino superior", acrescentou Habib.
"Nós estamos liberando o acesso ao FIES aos estudantes das autarquias municipais de ensino superior. A partir daqui, esses estudantes terão acesso ao Fies, o que é um grande benefício, porque faculta oportunidade de acessar à educação superior por parte de milhares de estudantes em todo o país", celebrou Mendonça Filho. "O Fies passa por uma transformação muito grande. É um leque de oportunidade que está sendo ofertado a todo o Brasil", completou.
Participaram do encontro os Presidentes das 13 Autarquias Municipais de Pernambuco, o Diretor DIGEF/FNDE, Pedro Pedrosa e o Diretor da Secretaria de Ensino Superior - Sesu, Vicente de Paula Almeida Júnior.
PIBID X Residência Pedagógica
A professora Ana Gleide aproveitou a oportunidade da reunião para destacar a importância do PIBID e cobrar ao Ministro a sua prorrogação. Mendonça respondeu ao questionamento destacando reconhecer que "a boa formação de professores é fundamental e que tem um impacto direto na sala de aula, nesse sentido o MEC lançou o novo Programa 'Residência Pedagógica' que faz parte da modernização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)" e para o qual estará assegurada a parceria com instituições formadoras e convênios com redes públicas de ensino.
Fonte: www.cesvasf.com.br
ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.