Recentemente, reapresentei, na Câmara Municipal de Vereadores, proposta quanto ao lixo eletrônico produzido em nosso município.
O lixo eletrônico cresce três vezes mais que o lixo convencional, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A maior parte desses resíduos não tem ainda destinação adequada. Um risco para o meio ambiente e a saúde.
Na hora de jogar fora pilhas, baterias e componentes de computadores, aparelhos de televisão, rádios, celulares, dentre diversos outros dispositivos com os quais temos contato diariamente, é sempre o mesmo dilema: como descartar esse material corretamente e não poluir o meio ambiente?
A gestão dos resíduos e o descarte correto de materiais se tornam cada dia mais imprescindíveis para que o mundo caminhe para um desenvolvimento sustentável.
Os lixões e os aterros sanitários são as formas mais usuais de destinação final. Porém, alguns resíduos sólidos, que possuem componentes nocivos à saúde e ao meio ambiente, não podem ser dispostos em aterros.
O presente requerimento tem como objetivo sugerir ao Executivo Municipal o direcionamento correto dos resíduos eletrônicos, disponibilizando pontos de coletas de eletrônicos descartáveis. O setor competente da Prefeitura Municipal ou organização responsável pela coleta de resíduos sólidos municipais realizaria a coleta periodicamente. O município pode promover parcerias com empresas ou particulares visando o aproveitamento e a reciclagem dos produtos.
Adotando posturas como essa, estaremos dando um passo importante para o futuro e para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável.
#BiaNumeriano #REDESustentabilidade
ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.