Seja bem vindo ao site Sertão Notícias!

ATEL 02
Sertão Notícias

EDUCAÇÃO

Rodelas recebe Bienal da Bahia. É tudo Nordeste?

Publicada em 20/08/14 às 16:52h - 982 visualizações ASCOM RODELAS/ FOLHA SERTANEJA

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Rodelas recebe Bienal da Bahia. É tudo Nordeste?
 (Foto: Antônio Galdino)
Clemilton (Dadinho), Gaio Matos, Célia Almeida e Valdomiro Nascimento, em Rodelas-BA

Clemilton (Dadinho), Gaio Matos, Célia Almeida e Valdomiro Nascimento, em Rodelas-BA

         

O município de Rodelas recebeu no último final de semana o artista visual Gaio Matos e equipe que realiza um trabalho que tem por objetivo levantar informações culturais sobre os municípios ribeirinhos do rio São Francisco para discussão sobre as transformações na cidade e na população decorrentes do processo de alagamento e desaparecimento de povoações com o surgimento das grandes barragens.
A equipe de Gaio Matos já esteve em vários municípios, a partir dos inundados pela barragem de Sobradinho e chegou a Rodelas, inundada pela barragem de Itaparica, ambas construídas pela Chesf, no sábado, dia 16.

 

 

foto: Antônio Galdino
O encontro foi no auditório municipal em Rodelas-BA, dia 17/08

O encontro foi no auditório municipal em Rodelas-BA, dia 17/08

 No domingo, 17, sob a coordenação de Valdomiro Bernardo do Nascimento, Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Rodelas, foi realizada um encontro cultural no Auditório Municipal e dele participaram, o artista visual Gaio Matos, o cacique Anselmo Tuxá, o chefe do Gabinete do Prefeito Emanuel Rodrigues, Clemilton Cunha (Dadinho) e a Secretária de Administração e Finanças da Prefeitura de Rodelas, Célia Almeida que é também professora de História e historiadora do município.
A convite de Valdomiro, também participaram do evento os escritores e historiadores Antônio Galdino da Silva e João de Sousa Lima, de Paulo Afonso.

 

 

foto: Antônio Galdino
Gaio Matos, artista visual

Gaio Matos, artista visual

 Entre os presentes estavam José dos Reis, conhecido como Zé da Ema, que é o Presidente do Trabalhadores Rurais de Rodelas, o Padre Batista, Ademar Ferreira, Sec. De Infraestrutura e Elizabeth Novais, Secretária de Educação, que recebeu exemplares dos livros 100 Anos de Angiquinho e De Forquilha a Paulo Afonso - histórias e memórias de pioneiros, doados pelos escritores Antônio Galdino e João de Sousa Lima para a Biblioteca Municipal.

Gaio abriu os trabalhos dizendo que "o motivo desta expedição é ouvir as pessoas, recolher essas informações sobre as mudanças em suas vidas, na sociedade, nos costumes, a vivência hoje entre o que ficou debaixo d`água e a vida na nova cidade".

foto: Antônio Galdino
Cacique Anselmo Tuxá

Cacique Anselmo Tuxá

 

O cacique Anselmo Tuxá falou da luta do seu povo e de outros povos indígenas da região, das perdas territoriais, da vida nos dias atuais. No município de Rodelas moram índios das etnias Tuxa, Araticum, Cambiuá e Pankakarés.

foto: Antônio Galdino
Clemilton Cunha (Dadinho)

Clemilton Cunha (Dadinho)

 Clemilton também disse do empenho de parte da comunidade na busca do resgate da história do município e o falou do grande desenvolvimento de Rodelas que se afirma como um dos maiores produtores de côco do Estado da Bahia.

foto: Antônio Galdino
Célia Almeida, historiadora

Célia Almeida, historiadora

 

 

 

A historiadora Célia Almeida falou sobre Cultura e Memória, ressaltando os valores culturais de Rodelas e a importância de sua presevação.

foto: Antônio Galdino
Escritor e historiador João de Sousa Lima

Escritor e historiador João de Sousa Lima

 O escritor João de Sousa Lima falou de sua experiência de intensa pesquisa para o resgate da história do cangaço na região, que já resultaram em 8 livros e da necessidade das pessoas e autoridades entenderem que "a história é construída a partir do povo e não o contrário. É nos lugares mais humildes, entre as pessoas que viveram as mudanças, desde as gerações mais antigas, que está a essência da memória de um povo".

Divulgação
Professor Antônio Galdino, escritor e historiador, com Célia Almeida

Professor Antônio Galdino, escritor e historiador, com Célia Almeida

O professor Antônio Galdino disse que o encontro se revestia da maior importância para Rodelas e para a região e que, "através desta iniciativa poderá haver o despertamento dos governos, de instituições, até a criação de novos organismos que desejem trabalhar para o restada da história e da memória deste município, das etnias indígenas que habitam esse lugar. O resgate da história e da memória de uma região, do seu povo, como disse o escritor e historiador João de Sousa Lima, precisa começar ouvindo o homem, o cidadão humilde A história vem do povo, de baixo pra cima. Ali é a fonte."

foto: Antônio Galdino
Prof. Galdino, com Grayceanni e José Mauro, ao microfone

Prof. Galdino, com Grayceanni e José Mauro, ao microfone

 Algumas participações merecem especial destaque. Uma delas, do Sr. Zé da Ema, que falou sobre o trabalho no campo, especialmente a cultura do côco, que tem alavancado a economia do município.

foto: Antônio Galdino
Padre Batista, à direita

Padre Batista, à direita

Outra intervenção importante foi a do Padre Batista que, antes de fazer uma oração com os participantes alertou para "a necessidade de estarmos todos em permanente vigília para algumas ações, principalmente no que se refere à implantação de uma usina nuclear nesta região, o que não podemos permitir porque sabemos do grande perigo e dos danos que ela pode nos trazer".

foto: Antônio Galdino
As estudantes Jaqueline e e Natália, atentas e participantes do encontro

As estudantes Jaqueline e e Natália, atentas e participantes do encontro

 Dentre os interessados na temática, chamou a atenção a presença de duas jovens, Natália e Jaqueline, ambas de 15 anos, estudantes do 2º ano do Ensino Médio no Colégio N.S. do Rosário. Quando foi aberta a oportunidade de participação do auditório, Natália falou que "não podemos aceitar que os nordestinos é gente pobre, são uns coitadinhos. Rodelas não é uma cidade de coitadinhos, de nordestinos sofridos."
Depois Natália leu um poema de sua autoria reafirmando o seu amor pela sua terra e o desejo que todos se sintam participantes do seu desenvolvimento.

A dança do Toré, pelos índios das etnias Tuxá e Araticum encerrou o encontro.

foto: Antônio Galdino
Índios de Rodelas dançam o Toré

Índios de Rodelas dançam o Toré

No que chama de Bienal da Bahia - Tudo é Nordeste?, o projeto de Gaio Matos está de ouvidos e olhos bem abertos e atentos para o que dizem os homens e mulheres sertanejos, em suas atitudes, em seus gestos, em sua fala, nas paredes de suas casas, das mais simples àquelas de muros altos e edificação luxuosa do momento presente mas lança um olhar para trás, para as origens, as raízes centenárias, a cultura, o riso e o jeito do povo que ali viveu antes que as águas da barragem de Itaparica fizessem o sertão virar mar, cumprindo a profecia do Padre Cícero do Juazeiro do Norte a quem muitos, especialmente os mais antigos, preservam o respeito e a devoção."
Que lições o ontem deixou para o presente e para o amanhã?




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 087 9 9805 9627
+ Acessadas
ALUNOS DOS CURSOS DE BACHARELADO EM FARMÁCIA E DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CESVASF REALIZARAM VISITA TÉCNICA NA ESCOLA DO VINHO (IF SERTÃO - PETROLINA) E NA VINÍCOLA RIO SOL (LAGOA GRANDE).
Belém do São Francisco terá curso de Medicina, antecipa presidente da ABCDE, Ana Gleide
ABARÉ-BA: DEPUTADO PEDRO TAVARES SOLICITA AMPLIAÇÃO DE SINAIS DE TELEFONIA PARA O MUNICÍPIO.
FELIZ ANIVERSÁRIO VAQUEIRA MARISA ADRIANA
CAMINHONEIRO MANDA RECADO AOS BANDIDOS DE CABROBÓ, IBÓ E BELÉM; A TERRA DE ?SEU NINGUÉM!?
ACIDENTE COM VITIMA FATAL E TRÊS FERIDOS NA CURVA DO RIACHO PEQUENO EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO
RAIO MATA ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO PE
Homicídio em Rodelas-BA.
Vídeo:idoso de 70 anos é flagrado fazendo sexo com galinha no quintal de casa
OVELHA NASCE COM CARA DE LOBISOMEM EM BARROCAS-BA
Redes Sociais
Galeria de Fotos
Iº  SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DO CESVASF
Iº SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DO CESVASF
Representantes da ABCDE/CESVASF prestigiam posse de novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação
Representantes da ABCDE/CESVASF prestigiam posse de novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação
GRUPO CASA E COMPANHIA NA TORCIDA PELO BRASIL
GRUPO CASA E COMPANHIA NA TORCIDA PELO BRASIL
Publicidade Lateral
CASA E CIA
O POVO COM A NOTICIA
rgs advogados
Estatísticas

Visitas: 4375175

Usuários Online: 7

Parceiros
rodelas.comportal formosachorrocho em focofm sertanejaSite GerenciávelSERTAO EVENTOS lider do sertaoTabajara FMsertao maniaO POVO COM A NOTICIA
Sertão Noticias.com
Copyright (c) 2022 - Sertão Notícias - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD