Seja bem vindo ao nosso site Sertão Notícias!

ATEL 02
Sertão Notícias

NOTICIAS

IPA Belém do São Francisco ? PE, após 08 anos de estudos, cria o Tomate Ferraz, que tem qualidades superiores aos do mercado atual.

Publicada em 04/07/18 às 20:15h - 554 visualizações Por Charles Sá

Link da Notícia:
Compartilhe
   

IPA Belém do São Francisco ? PE, após 08 anos de estudos, cria o Tomate Ferraz, que tem qualidades superiores aos do mercado atual.
 (Foto: Charles Sá )

A estação Instituto de Pesquisas Agronômicas ? IPA, de Belém do São Francisco ? PE, embora conte com apenas 25 funcionários, não mede esforços para ver a produção chegar a outras fronteiras; E foi exatamente, num estudo iniciado há 08 anos, que se abriu essa fronteira. Com cerca de 180 hectares de terra, que são rodeados pelo Majestoso Rio São Francisco, o instituto, tem empreendido esforços gigantes a fim de atender as perspectivas e o objetivo de pesquisar novas variedades na agricultura. Há alguns anos atrás, começaram ali, estudos visando garantir ao mercado, sementes de cebola, cuja qualidade e genética, viessem a melhorar o produto. Com o passar dos tempos, viu-se a necessidade de fomentar estudos voltados também, para o tomate. Em paralelo aos investimentos, aumentavam também as pesquisas.

Transcorrido esse período, de quase uma década de estudos, o Engenheiro Agrônomo, Ednardo Ferraz e seu saudoso colaborador, Deusdethe, que faleceu recentemente, chegaram a um denominador comum, no que se refere ao Tomate Ferraz IPA 8, o qual, foi testado várias vezes, chegando ao que hoje, pode ser considerado um tomate por excelência. De Belém, a semente foi parar na Cidade de Frei Martinho - RN, sendo cultivado por um agricultor de nome Adriano, que faz questão de enaltecer o produto, visto que, o mesmo oferece frutos firmes, pesando entre 140 a 180 gr. Adriano está atualmente, com uma área de 3.000 plantas, o que estima numa produção entre 600 a 700 caixas de tomates. Todo o trabalho desenvolvido no Rio Grande do Norte, também foi acompanhado por Ednardo Ferraz, que fez questão de se dirigir aquela localidade, a fim de ver os diferenciais que poderiam surgir em relação a produção e qualidade em outras terras. Assim, ficou animado com o que viu, se dedicando cada vez mais, aos estudos do doce e saboroso fruto. O nome Tomate Ferraz, faz inclusive, menção ao sobrenome do engenheiro agrônomo, partindo dele, a iniciativa de estudar e melhorar a qualidade das plantas, por longos períodos ou décadas, sendo homenageado pelo Instituo de Pesquisas Agronômicos ? IPA, de Pernambuco.

No início, ele nem queria que o fruto fosse batizado com seu nome, agindo assim, para evitar, que, alguém pudesse achar que estaria se autopromovendo, o que não é o caso, já que, Ednardo, com 43 anos de empresa, é um cidadão simples, que anda pelas ruas de Belém, despojado de quaisquer bens materiais, cumprimentando a todos que lhe rodeiam, com muita humildade.  

De tanto dedicar seu tempo aos estudos que rodeiam o tomate, Ednardo já está em fase de implantação novas demandas estudantis, tentando melhorar cada vez mais, o precioso fruto. Finaliza o engenheiro, afirmando que há muita dificuldade e fragilidade em relação a política agrícola do País, mas se fortalece no dia a dia, juntamente com a equipe, a fim de buscar soluções para as crises. Acha que o IPA, Belém do São Francisco ? PE, teve perdas gigantescas, principalmente quando se refere a falta de pesquisas e visitas que eram costumeiramente realizadas por técnicos de outras regiões do País. Diz ainda, que, se houvesse um investimento maior na área da agricultura da Nação, certamente chegaria até o IPA de Belém, uma nova e duradoura injeção de ânimo.

Atualmente, a empresa, em Belém do São Francisco ? PE, que dispõe de 180 hectares de terra e mantém 25 funcionários, cultiva apenas, cerca de 14 hectares, o que poderia ser um diferencial, caso a totalidade de terra, recebesse maiores atenções e investimentos para incrementar a produção agrícola.

Por Charles Sá ? Belém do São Francisco ? PE, 04/07/2018  





ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 087 9 9805 9627
+ Acessadas
ALUNOS DOS CURSOS DE BACHARELADO EM FARMÁCIA E DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CESVASF REALIZARAM VISITA TÉCNICA NA ESCOLA DO VINHO (IF SERTÃO - PETROLINA) E NA VINÍCOLA RIO SOL (LAGOA GRANDE).
Belém do São Francisco terá curso de Medicina, antecipa presidente da ABCDE, Ana Gleide
ABARÉ-BA: DEPUTADO PEDRO TAVARES SOLICITA AMPLIAÇÃO DE SINAIS DE TELEFONIA PARA O MUNICÍPIO.
FELIZ ANIVERSÁRIO VAQUEIRA MARISA ADRIANA
CAMINHONEIRO MANDA RECADO AOS BANDIDOS DE CABROBÓ, IBÓ E BELÉM; A TERRA DE ?SEU NINGUÉM!?
ACIDENTE COM VITIMA FATAL E TRÊS FERIDOS NA CURVA DO RIACHO PEQUENO EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO
Homicídio em Rodelas-BA.
RAIO MATA ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO PE
Vídeo:idoso de 70 anos é flagrado fazendo sexo com galinha no quintal de casa
OVELHA NASCE COM CARA DE LOBISOMEM EM BARROCAS-BA
Redes Sociais
Galeria de Fotos
Iº  SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DO CESVASF
Iº SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DO CESVASF
Representantes da ABCDE/CESVASF prestigiam posse de novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação
Representantes da ABCDE/CESVASF prestigiam posse de novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação
GRUPO CASA E COMPANHIA NA TORCIDA PELO BRASIL
GRUPO CASA E COMPANHIA NA TORCIDA PELO BRASIL
Publicidade Lateral
CASA E CIA
O POVO COM A NOTICIA
rgs advogados
Estatísticas

Visitas: 4388404

Usuários Online: 5

Parceiros
rodelas.comportal formosachorrocho em focofm sertanejaSite GerenciávelSERTAO EVENTOS lider do sertaoTabajara FMsertao maniaO POVO COM A NOTICIA
Sertão Noticias.com
Copyright (c) 2022 - Sertão Notícias - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD