Definição do plano de ataque, estratégias construtivas, dimensionamento de equipes e montagem da estrutura analítica do projeto. Estas são apenas quatro de um conjunto de ferramentas de gestão que deve ser levado em conta para o bom gerenciamento de uma obra na Construção Civil.
Para falar sobre este tema, o engenheiro, advogado e mestre em geofísica, Aldo Mattos apresentou na noite desta segunda-feira (4), no auditório do Senai em Petrolina, o passo a passo para minimizar os pontos falhos na gestão de empreendimentos de engenharia e construção.
Autor de vários livros, dentre eles, "Como Preparar Orçamentos de Obras" e "Planejamento e Controle de Obras", Aldo Mattos disse inicialmente, a um auditório lotado, que é muito importante o conhecimento prévio de algumas áreas. "São tarefas iniciais imprescindíveis a validação do escopo, duração, sequência, cronograma, recursos humanos, índices de produtividade e a gestão de riscos".
Citando exemplos vividos em grandes projetos de infraestrutura de energia, transportes, hidráulica, saneamento e habitação, o consultor que já realizou várias obras para empresas públicas e privadas nacionais e estrangeiras, concluiu a palestra lembrando que "quem um dia tem a oportunidade de trabalhar em uma obra planejada nunca mais se acostuma a trabalhar de outra maneira".
Empreendimentos Imobiliários
Ainda durante o evento, o público pôde conferir três outras palestras com representantes de empresas regionais. Quem abriu o clico foi o empresário Rodrigo Coelho, que falou sobre o mercado imobiliário de Petrolina, o projeto de regulamentação da outorga onerosa do espaço aéreo e a criação da Agência do Meio Ambiente Municipal (AMMA).
Na sequência, o empresário Alexandre Araújo, da AMF Empreendimentos, falou sobre o case de sucesso do loteamento Nova Petrolina, que vendeu todos os lotes (9.547) e conquistou o prêmio nacional Master Imobiliário 2012 na categoria Marketing e Comercialização. Representando a Construtora Venâncio, Audrey Nogueira encerrou o ciclo falando sobre o gerenciamento de empreendimentos verticais comerciais e residenciais por regime de administração de condomínio.
Realizado pela Premier Material de Construção, Incorporadora Premier e a Neocom Construção, o ciclo de palestras teve o apoio da Contretize Jr e da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e Senai.
Contou também com apoios da Brazil Turismo, Brasil e Mídia, Lacroze Engenharia, Casa das Divisórias, Hotel Velho Chico e CLAS Marketing.
Visitas: 4374864
Usuários Online: 5