Entre os dias 18 e 22 de janeiro será realizado o cadastramento para o Programa Chapéu de Palha no Sertão pernambucano. Serão instalados pontos para realizar a inscrição dos trabalhadores da fruticultura irrigada das cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolândia.
As inscrições devem ser realizadas nas sedes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e em algumas escolas definidas pelo programa. A lista de pontos para cadastramento está disponível abaixo.
Para se inscrever é necessário apresentar originais e cópias do Número de Identificação Social (NIS) ou do Programa de Integração Social (PIS) do participante ou do representante legal, CPF, identidade, comprovante da demissão: CTPS (folha de rosto e folha que comprova a data de demissão) e contrato de trabalho rescindido do participante, além de comprovante de residência.
São beneficiados trabalhadores rurais da fruticultura irrigada, auxiliar de câmara fria e de casa de embalagem, embalador ou tratorista. É preciso ser maior de 18 anos e residir em um dos sete municípios contemplados pelo Chapéu de Palha. Além disso, o agricultor deve ter trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias corridos entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2015 e ter sido dispensado a partir entre 1º de junho de 2015 e o último dia das inscrições que é de 22 de janeiro de 2016.
Os aprovados no programa recebem um auxílio financeiro de R$ 246,45, um valor complementar ao Bolsa Família e devem participar de cursos de qualificação profissional. Em 2015, o Chapéu de Palha beneficiou 9.897 trabalhadores da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco.
Confira os pontos de cadastramento do Chapeú de Palha:
Visitas: 4693549
Usuários Online: 1