Seja bem vindo ao nosso site Sertão Notícias!

ATEL 02
Sertão Notícias

NOTICIAS

Governo Federal descumpre acordo e Celpe corta energia das estações de bombeamento dos reassentados de Itaparica

Publicada em 16/07/15 às 09:34h - 586 visualizações O POVO COM A NOTICIA(Por: Davi Mendonça ? Boa Vista FM)

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Governo Federal descumpre acordo e Celpe corta energia das estações de bombeamento dos reassentados de Itaparica
O que os agricultores reassentados de Itaparica mais temiam, aconteceu ontem. A Celpe cortou a energia das estações de bombeamento que abastece o Projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa VistaProjeto Brígida, em OrocóProjeto Pedra Branca e em Curaçá. Isso por falta de pagamento por parte do governo federal.

Uma comissão formada por representantes das comunidades estiveram em Brasília, no fim do mês de março, junto com a presidente Dilma e demais representantes do governo federal para negociar o impasse sobre o pagamento da energia elétrica desses projetos, que até então são de responsabilidade de Chesf, que por sua vez, transferiu para a Codevasf.

Os representantes locais entraram em acordo com o governo, que garantiu que até o final do ano os agricultores não teriam mais problemas com energia elétrica. No entanto, nesta quarta-feira, dia (15), os reassentados foram surpreendidos com o corte.

Segundo o diretor de Políticas Agrícolas do STR de Santa Maria da Boa Vista, José Expedito, o corte aconteceu porque o governo federal firmou acordo, mas não assinou nenhum contrato com a Celpe para garantir o mesmo, "O governo fez uma proposta de negociação, mas nenhum contrato foi assinado, não tem documento nenhum do acordo firmado, por isso que a Celpe tomou essas medidas, inclusive a gente já está entrando em contato com o governo pra saber por que fizeram acordo sem assinar nada, como é que se faz acordo sem documento nenhum assinado?", questionou.

A diretora de Políticas Agrárias da Fetape, Maria Gilvaneide, pediu união para solucionar o problema e ameaçou realizar mais uma manifestação caso o mesmo não seja resolvido, "Entrei em contato com a Contag e falei com Aristides (pessoa que intermediou a primeira reunião), ou seja, cada um está fazendo a sua parte, ele está por lá vendo de que forma pode resolver, porque não estamos falando de um problema pequeno, a conta de energia dos reassentados de Itaparica, que inclui o Projeto Fulgêncio é em torno de 10 milhões de reais. Eu mesma entrei em contato com a Codevasf e nos foi informado o valor do débito. 

Foi criada uma comissão, a comissão negociou e uma das coisas que foram acordadas era manter a energia sem o corte e o governo não cumpriu o acordo feito. Nós vamos cobrar, e, se não resolver, vamos fazer uma ocupação e só vamos sair quando a energia estiver paga", disse.

Com o corte, toda a produção realizada nesses projetos está comprometida, as produções representam uma grande força econômica e produtiva nessas cidades.

Até o fechamento desta matéria, a energia não foi restabelecida nas estações de bombeamento e a população vive momento de tensão, já que a água para o consumo também pode faltar nos próximos dias caso o problema não seja solucionado.  (Por: Davi Mendonça - Boa Vista FM)



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 087 9 9805 9627
+ Acessadas
ALUNOS DOS CURSOS DE BACHARELADO EM FARMÁCIA E DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CESVASF REALIZARAM VISITA TÉCNICA NA ESCOLA DO VINHO (IF SERTÃO - PETROLINA) E NA VINÍCOLA RIO SOL (LAGOA GRANDE).
Belém do São Francisco terá curso de Medicina, antecipa presidente da ABCDE, Ana Gleide
ABARÉ-BA: DEPUTADO PEDRO TAVARES SOLICITA AMPLIAÇÃO DE SINAIS DE TELEFONIA PARA O MUNICÍPIO.
FELIZ ANIVERSÁRIO VAQUEIRA MARISA ADRIANA
CAMINHONEIRO MANDA RECADO AOS BANDIDOS DE CABROBÓ, IBÓ E BELÉM; A TERRA DE ?SEU NINGUÉM!?
Homicídio em Rodelas-BA.
ACIDENTE COM VITIMA FATAL E TRÊS FERIDOS NA CURVA DO RIACHO PEQUENO EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO
RAIO MATA ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO PE
Vídeo:idoso de 70 anos é flagrado fazendo sexo com galinha no quintal de casa
OVELHA NASCE COM CARA DE LOBISOMEM EM BARROCAS-BA
Redes Sociais
Galeria de Fotos
Iº  SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DO CESVASF
Iº SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DO CESVASF
Representantes da ABCDE/CESVASF prestigiam posse de novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação
Representantes da ABCDE/CESVASF prestigiam posse de novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação
GRUPO CASA E COMPANHIA NA TORCIDA PELO BRASIL
GRUPO CASA E COMPANHIA NA TORCIDA PELO BRASIL
Publicidade Lateral
CASA E CIA
O POVO COM A NOTICIA
rgs advogados
Estatísticas

Visitas: 4415719

Usuários Online: 8

Parceiros
rodelas.comportal formosachorrocho em focofm sertanejaSite GerenciávelSERTAO EVENTOS lider do sertaoTabajara FMsertao maniaO POVO COM A NOTICIA
Sertão Noticias.com
Copyright (c) 2022 - Sertão Notícias - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD