Ainda não se tem notícias do paradeiro do médico cubano, Luiz Enrique Marzo Herrera, que abandonou o programa Mais Médicos e Belém do São Francisco há mais de um mês. Ele pode ter sido o primeiro caso de deserção de médicos estrangeiros no Brasil . desde o começo ele não é visto na cidade. Aos mais próximos disse que ia visitar um parente em Petrolina e desapareceu.
O prefeito da cidade Gustavo Caribé se disse surpreso com o desaparecimento do médico, principalmente por não ter dito nada antes de partir. Ele afirma que Dr Luiz, como ficou conhecido era uma figura popular na cidade e foi recebido muito bem tanto pela população, quanto pelos poderes públicos. "ele era uma pessoa alegre, e era sempre convidado para reuniões sociais aqui na cidade, ia pra festas, churrasco feijoada. Ainda não entendi por que ele foi embora dessa maneira", disse.
Entre os outros três colegas cubanos(duas mulheres e um homem), que foram designados para Belém do São Francisco, continuam trabalhando no Centro de saúde. Evitam falar do ocorrido, como se fosse assunto proibido. Algo que parece um misto de medo e constrangimento, mas alegam em conversas informais que não sabiam da intenção dele.
Mesmo depois do caso de deserção a secretária municipal de saúde, Diliane de Sá Feitosa não acredita que os colegas sigam o mesmo caminho. "nós temos feito tudo com muito carinho, atendendo a todas as necessidades dos médicos. Eles escolheram o apartamento que moram e estamos licitando móveis para dotá-lo de conforto", afirmou.
Visitas: 4693571
Usuários Online: 1