Seja bem vindo ao site Sertão Notícias!

ATEL 02
Sertão Notícias

NOTICIAS

Belemita planta mais de 150 árvores e muda paisagem de avenida na cidade de Petrolina

Na Monsenhor Ângelo Sampaio, árvores dividem espaço com concreto. Aos 70 anos, João Pantaleão acorda às 4h30 para regar as plantas.

Publicada em 02/12/13 - 1093 visualizações Sertão Notícias/g1

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Belemita  planta mais de 150 árvores e muda paisagem de avenida na cidade de Petrolina
 (Foto: G1)

Uma iniciativa de um aposentado de 70 anos fez com que uma avenida de Petrolina ganhasse uma nova "cara". Há dois anos, João Pantaleão natural de Belém do São francisco tio do radialista Wellington Barbosa, decidiu plantar mudas de plantas na Avenida Monsenhor  Ângelo Sampaio, na zona leste da cidade. O resultado: hoje o trecho quase sempre seco tomado pelo asfalto e concreto divide espaço com árvores da flora brasileira.

O dia de Pantaleão começa cedo. Às 4h30 ele já está de pé para regar e cuidar das plantas. A água é carregada no balde da casa onde ele mora, no bairro Maria Auxiliadora, no entorno da avenida, e levada até os canteiros.

Pantaleão diz já ter plantado 162 mudas variadas. Entre elas estão a catingueira, comum na região Nordeste, que pode chegar a dez metros de altura. Outra espécie é o pau-brasil, nativa da Mata Atlântica e símbolo do país, podendo alcançar 30 metros de altura. 

A atitude de Pantaleão é admirada por moradores da cidade. Maria Mercedes Lima , de 57 anos, faz caminhadas próximo ao local e diz que a paisagem atualmente é outra. "Hoje em dia o planeta está precisando muito. Seria bom se todo mundo cuidasse do meio ambiente. Mas enquanto alguns têm essa preocupação, outros apenas destroem."

O estudante Leonardo Gomes, de 19 anos, também elogia o aposentado. "Ele deve gostar muito de Petrolina. Eu, mesmo sendo daqui, não faço isso. Ele, nessa idade fazendo, é um guerreiro", diz.

Pantaleão diz que vai plantar mais mudas até o final do ano (Foto: Larissa Paim/G1)Pantaleão diz que vai plantar mais mudas até o
final do ano (Foto: Larissa Paim/G1)

Em dois anos, o aposentado afirma ter investido cerca de R$ 7 mil com adubo, veneno, mudas, madeira e água. Mas o maior custo ainda é com a irrigação. Após plantar as primeiras árvores, ele diz que esperava que a gestão pública se encarregasse de molhar. "Nunca ninguém ajudou. Não perguntaram nem quem plantou aquele tanto de árvore", conta.

Além do trabalho com as mudas que ele mesmo plantou, muitas espécies cultivadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina foram salvas por Pantaleão. "Eles molharam uns tempos, depois deixaram, ficaram abandonadas."

O diretor-presidente da AMMA, Gleidson Castro, diz que existe uma uma adutora (canal para transportar água) no Rio São Francisco para irrigar as plantas das praças e parques da cidade. Hoje, ela não chega até a via. Castro diz, no entanto, que vai ser feita a ampliação do canal do Parque Municipal até a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio para molhar as árvores.

Segundo ele, a agência já plantou 4.500 mudas nativas no Parque Municipal e 3 mil na praça central, em frente à Prefeitura de Petrolina.

Castro lembra que existe o programa "Uma árvore, uma vida", que tem o objetivo de conscientizar e mobilizar as pessoas em relação à arborização. Serão premiadas as pessoas que se responsabilizarem a cuidar de uma árvore de forma correta, com sorteio de prêmios como geladeiras e televisores. As empresas e repartições participantes que participarem também receberão homenagens através de placas com o nome da empresa e a frase "Empresa Amiga do Meio Ambiente".

O diretor-presidente da agência afirma que a intenção é "dar sustentabilidade às árvores, com água direto do rio por sistema de gotejamento". "O carro-pipa será utilizado apenas para lugares distantes, pois há um custo alto para levar água do rio."

Independentemente de apoio, Pantaleão diz estar decidido a continuar o trabalho. "Eu me orgulho do que faço, estou fazendo um bem para a cidade", diz o aposentado, que já se prepara para as novas plantações de mudas no fim deste ano.

João Pantaleão mostra as árvores da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio (Foto: Larissa Paim/G1)João Pantaleão mostra as árvores da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio (Foto: Larissa Paim/G1)

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 087 9 9805 9627
+ Acessadas
ALUNOS DOS CURSOS DE BACHARELADO EM FARMÁCIA E DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CESVASF REALIZARAM VISITA TÉCNICA NA ESCOLA DO VINHO (IF SERTÃO - PETROLINA) E NA VINÍCOLA RIO SOL (LAGOA GRANDE).
Belém do São Francisco terá curso de Medicina, antecipa presidente da ABCDE, Ana Gleide
ABARÉ-BA: DEPUTADO PEDRO TAVARES SOLICITA AMPLIAÇÃO DE SINAIS DE TELEFONIA PARA O MUNICÍPIO.
FELIZ ANIVERSÁRIO VAQUEIRA MARISA ADRIANA
CAMINHONEIRO MANDA RECADO AOS BANDIDOS DE CABROBÓ, IBÓ E BELÉM; A TERRA DE ?SEU NINGUÉM!?
ACIDENTE COM VITIMA FATAL E TRÊS FERIDOS NA CURVA DO RIACHO PEQUENO EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO
RAIO MATA ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO PE
Homicídio em Rodelas-BA.
Vídeo:idoso de 70 anos é flagrado fazendo sexo com galinha no quintal de casa
OVELHA NASCE COM CARA DE LOBISOMEM EM BARROCAS-BA
Redes Sociais
Galeria de Fotos
Iº  SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DO CESVASF
Iº SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DO CESVASF
Representantes da ABCDE/CESVASF prestigiam posse de novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação
Representantes da ABCDE/CESVASF prestigiam posse de novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação
GRUPO CASA E COMPANHIA NA TORCIDA PELO BRASIL
GRUPO CASA E COMPANHIA NA TORCIDA PELO BRASIL
Publicidade Lateral
CASA E CIA
O POVO COM A NOTICIA
rgs advogados
Estatísticas

Visitas: 4370769

Usuários Online: 8

Parceiros
rodelas.comportal formosachorrocho em focofm sertanejaSite GerenciávelSERTAO EVENTOS lider do sertaoTabajara FMsertao maniaO POVO COM A NOTICIA
Sertão Noticias.com
Copyright (c) 2022 - Sertão Notícias - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD