Era pouco mais das 9:30 horas quando começaram a chegar as primeiras pessoas onde seria a paralisação na BR 316, o local escolhido pelos organizadores foi exatamente no lugar que a uma semana atrás uma tragédia ceifou 4 vidas. A manifestação foi organizada pelos alunos, professores e funcionários da FACESF (Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco), o Professor Zé Paulo Diretor Acadêmico da FACESF foi quem coordenou as ações que transcorreu com a mais absoluta ordem e tranqüilidade.
O motivo da interdição da BR 316 já quase na entrada da cidade de Belém do São Francisco, é por conta das condições inadequadas de pelo menos 5 pontes, desde a curva da entrada que dá acesso ao Distrito de Riacho Pequeno até a zona urbana do municipio. Segundo as pessoas que fizeram uso da fala no momento do protesto, já foram mais de 30 mortes em dezenas de acidentes, sem que as autoridades do DNIT tomem nenhuma providencia atendendo o clamor da população belemita.
O transito foi paralisado nos dois sentidos por pelo menos 2 horas, com exceção de alguns passageiros de um ônibus da empresa progresso, houve a compreensão de quem passava no local no momento do protesto. Durante o tempo em que a pista foi interditada pelos manifestantes, a PMPE acompanhou de perto apenas para garantir que o direito de manifestar fosse assegurado a todos, sem que, se registre um incidente se quer.
É verdadeiramente vergonhoso, quando observamos a forma desrespeitosa como o estado brasileiro trata os seus cidadãos, sobre tudo, quando o assunto é DNIT, aí a vergonha passa a ser maior ainda. Há quanto tempo que o povo de Belém do São Francisco luta para que essas pontes sejam alargadas e construídas proteções laterais? Quantas familias que choram por perderam entes queridos por conseqüências da omissão do estado nesse caso? Quantas vidas mais precisam ser ceifadas e causar dor para que uma simples providência seja tomada? O povo de Belém do São Francisco cansou de esperar, com uma faixa onde estava escrito "A luta que virou Luto", o povo foram para a pista, agora esperamos que as autoridades saiam de suas insensibilidades e façam alguma coisa, ou melhor, façam o que deve ser feito, cumpram com suas obrigações.
Vários veículos de comunicação da região estiveram fazendo a cobertura do protesto, entre os presentes nosso amigo Izaurino Brasil do Jornal Gazzeta do Sertão Radio Canabrava FM e Fm Sertaneja de Abaré. Entre as autoridades o Prefeito do Municipio Gustavo Caribé e também o ex vereador Joselito Nogueira. Joselito ressaltou que se todos, municipio, estado e a união, se juntassem em torno de uma causa as dificuldades seriam menores. O Prefeito Gustavo Caribé parabenizou a iniciativa de todos que fazem a FACESF, principalmente ao Professor Zé Paulo que esteve à frente do protesto, também tornou público algumas ações de sua parte junto aos aliados no congresso e em ministérios para que tais problemas sejam solucionados.
Eram 1130 quando o Professor Zé Paulo agradeceu a compreensão de todos, bem como, a colaboração daqueles que tiveram direta, ou, indiretamente envolvidos na realização do protesto, sobre tudo, os alunos da FACESF.
Visitas: 4497468
Usuários Online: 9