O passado e a cultura dos municípios baianos refletem a sua história, ressalta seu patrimônio histórico e devem ser lembrados a todo instante, com muito orgulho e acima de tudo, como muito respeito.
Os vaqueiros são personagens importantes na Independência da Bahia e devem ser homenageados sempre. Aqui no Sertão eles são os responsáveis pelo povoamento. Naquela época, eles é que ficavam nas fazendas tomando conta do gado enquanto os fazendeiros moravam nas grandes cidades litorâneas.
O Vaqueiro simboliza a força de bravos homens, sem perder a humildade e a dignidade que acompanha a figura do nordestino. Eu sinto falta da verdadeira festa do vaqueiro, quando o homenageado era mesmo o vaqueiro. Naquele tempo havia divergência política, mas nas festas toda a comunidade participava do mesmo evento. O povo tinha o livre arbítrio de sua vida e unidos participavam de todas as atividades da Festa: Do desfile, da Missa, das Festas dançantes e das Corridas de cavalos onde o vaqueiro mostrava a sua destreza com o cavalo. Chorrochó é tão carente de entretenimento que essas festas poderiam acontecer em datas diferentes e deixar o que realmente já é tradição nessa data.
ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.