Neste domingo 10 de março de 2013, centenas de pessoas, homens, mulheres, jovens e crianças, todos sendo membros de famílias que há 13 anos, viviam mergulhadas em um conflito por motivos inexplicáveis, se juntaram no Distrito de Riacho Pequeno Município de Belém do São Francisco, para a comemoração da paz que há 13 anos reina entre as famílias, Benvindo, Nogueira, Araquam, Claudio e Russo, consequentemente em toda região. O saldo dos confrontos é lembrado como perdas lamentáveis, como mais de cem mortes e prisões de pessoas de todas as famílias, esses aguardam o direito da liberdade e viverem o direito da paz.
O momento celebrado com um ato religioso, contou com presenças de varias autoridades de diferentes cidades da região, no encontro entre as famílias para a comemoração dos 13 anos de paz, foi registrado a presença do desembarcador do tribunal de justiça do estado de Pernambuco Dr. Antonio Carlos, do deputado estadual Rodrigo Novaes, também, o prefeito de Belém do São Francisco Gustavo Caribé, o ex prefeito João Licinio, o secretário de educação do município professor Helio Roberto, os vereadores Henrique e Vandinho Marcula, de Abaré/BA o vereador João Bernardes. Cabrobó se fez representado pelos vereadores, Barná Russo, Claudenor Novaes, Avanildo Barros, Ramsés Sobreira e Paulo Gonçalves.
Os representantes das famílias quando com a oportunidade para os pronunciamentos, fizeram questão de saudarem uns aos outros como velhos amigos, a final de contas já convivem com a paz entre si há 13 anos, o que demonstra de forma consistente o desejo de todos de abraçarem a paz como sentimento nascido de todos os corações, garantindo vida com excelência e exemplos para as futuras gerações.
A presença do representante do poder judiciário do estado, na oportunidade o Desembargador Dr. Antonio Carlos, mostra o quanto as autoridades constituídas apoiam e comungam dos sentimentos dos familiares de conviverem com uma paz duradora. Não diferente expressa os mesmos pensamentos o deputado Rodrigo Novaes. Todos que tivemos a oportunidade de conversar, mesmo sendo membros de diferentes famílias, lembravam da dor e do sofrimento que os confrontos causaram, embora a paz, que cada vez mais ocupa espaços nos lares de todas as famílias, alimentada pelo desejo do amor ao próximo, é vista como um instrumento de garantia para uma convivência harmoniosa entre todos, principalmente para as futuras gerações. No entanto ainda há muito a ser feito, como apoio dos governos ofertando condições de trabalho para garantir o sustento das familias e permanência na terra de origem.
É importante lembrar que o sentimento de paz não pode ficar restrito aos lideres atuais de cada família, os jovens de hoje precisam ser preparados e instruídos para darem continuidade a esse processo e garantam o bom relacionamento entre todos para as futuras gerações. A paz, como bem lembrou o deputado Rodrigo Novaes, deve ser um exercicio diário, o compromisso não pode cair no esquecimento, todos os membros de todas as familias são responsáveis, para que a paz que veio entre os atuais lidere permaneça de forma duradora. O próximo encontro será na fazenda impueira de propriedade da família Araquan, também no município de Belém do São Francisco.
ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.