O Carnaval de Belém prosseguiu nessa sexta feira, dia 8, sendo que a folia começou com a tradicional chegada de Zé Pereira e Vitalina, que vinham da "Ouropa", quando foram recebidos pelo seu distinto público, que em grande número compareceu ao cais da Rua Antônio de Sá para recebê-los.
Descendo do seu iate, que os traziam, ao pisar em terra firme o casal famoso tomou conta da festa, e após breve momento seguiu pela rua Cel. Caribé, e neste momento um grandioso números de foliões se encaminhava com ele marcando os passos do frevo.
O percurso entre o cais do rio e o entroncamento da Avenida Cel. Caribé com a Avenida Cel. Jerônimo Pires foi demoroso em vista da quantidade de foliões, porém transformou o corredor numa passarela de alegria, num verdadeiro caldeirão fervente, o povo literalmente pulava o frevo, que é pernambucano, sem limites.
Ao chegar à Avenida Cel. Jerônimo Pires, o casal de bonecos subiu a Avenida até o final, ocasião em mais gente se juntou ao cortejo, em seguida retornou ao local do palco e a satisfação dos foliões estava completamente estampada na cara de cada um, era belemitas e gente de todos os cantos a referenciar o velho casal, hoje reconhecido como os primeiros bonecos gigantes do Brasil, uma invenção que teve a ideia do antigo carnavalesco Gumercindo Pires. Gumercindo deixou os bonecos como sendo a maior marca do carnaval não só de Belém, mas de Pernambuco e do Brasil.
Encerrado o cortejo de Zé Pereira e Vitalina, foi à vez das bandas continuarem a folia, primeiro foi à banda Perfume do forró e filhos da terra, em seguida a apoteose, o furacão Margareth Menezes subiu ao palco sob o olhar atento de uma multidão que ovacionava.
E ela de fato arrebentou, cantando as músicas "Faraó Divindade do Egito", "Saudação ao Caboclo" e"Cordeiro de Naná", durante a apresentação a praça lotou mais ainda, conforme foto abaixo. No final a cantora se despediu para tristeza dos seus fãs e foliões.
Mas a festa não acabou por aí, foi a vez de entrar a banda Axé-Camaleão, que no repertório trouxe músicas variadas e igualmente agitou os carnavalescos.
Hoje mais carnaval, primeiro com festa no Balneário Som das Águas que fará seu primeiro encontro de paredões. Na AABB, encontro do bloco ArriÉgua.
No final da tarde, mais blocos populares, em seguida a troça Zé Pereira e Vitalina, e a partir das 20 horas, no palco "um" da folia, banda Pimenta Perfumada, Banda SAS e Serginho e Banda Simbora.
Visitas: 4641621
Usuários Online: 9