Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019

Noticias

Publicada em 28/03/15 às 07:29h - 430 visualizações
Vazão do Rio São Francisco será reduzida ainda mais a partir de 1º de abril

Sertão Notícias


 (Foto: Sertão Notícias)

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) autorizaram à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a praticar vazão de 1.000 m³/s dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, nos dias úteis e sábados, no horário de 0h às 7h, e durante as 24h, nos domingos e feriados, conforme solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A operação terá início no dia 1 de abril.

A necessidade dessa prática visa a segurança hídrica dos usuários das águas da Bacia do Rio São Francisco em virtude da longa estiagem que vem ocorrendo  nos últimos três anos, ocasionando o baixo armazenamento nos reservatórios. Atualmente, a vazão mínima praticada é de 1.100m³/s, valor que vem sendo mantido desde o ano de 2013.

Mais de quinhentos municípios ao longo da Bacia do Rio São Francisco são afetados por uma das maiores secas dos últimos 100 anos. Todas as medidas tomadas pela Chesf vêm sendo no sentido de preservar o nível dos reservatórios para o uso múltiplo das águas.

As informações sobre a redução de vazão estão sendo comunicadas para poderes públicos estaduais e municipais, comunidades ribeirinhas e, também, para a mídia e podem ser acessadas no blog www.chesf.gov.br/riosaofrancisco/. O acompanhamento dos níveis dos reservatórios pode ser feito pelo portal da Chesf (www.chesf.gov.br).

No último dia 17, durante reunião na sede da ANA, em Brasília, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Paraíba e do São Francisco (Codevasf), Alaôr Grangeon Siqueira, reforçou a gravidade por que passa a bacia do São Francisco atualmente. Segundo ele, muitos produtores rurais estão na iminência de parar de produzir, pois dependem unicamente da água do Velho Chico e a captação está cada vez mais difícil.

Vale ressaltar que o Lago de Sobradinho encontra-se com pouco mais de 18% de sua capacidade total de armazenamento.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


087 9 9805 9627

Redes Sociais


Enquete


Nenhum registro encontrado


Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 3403767 Usuários Online: 62


Fan Page

Parceiros


Sertão Noticias.com
Copyright (c) 2019 - Sertão Notícias - Todos os direitos reservados