Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

Policial

Publicada em 30/06/15 às 14:36h - 535 visualizações
Governador entrega 200 moradias em Paulo Afonso e visita as escolas CETEP Wilson Pereira e CEMPA/BTN
O conjunto residencial Celidone de Deus, homenageia o pai de Luiz de Deus e de Paulo de Deus

Antônio Galdino com informações da SECOM/ BA


 Cerca de 800 moradores da cidade de Paulo Afonso, no sertão da Bahia, foram beneficiados com a entrega de 200 unidades do Residencial Celidone de Deus. Durante a inauguração nesta segunda-feira (29), o governador Rui Costa visitou o condomínio e cumprimentou as famílias que vão passar a viver no empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida.

Foto: Antônio Galdino
Luiz de Deus e Anilton Bastos

Luiz de Deus e Anilton Bastos

Entre os presentes, estava no palanque o ex-deputado federal Luiz Barbosa de Deus (um dos filhos de Celidone de Deus, que dá nome a este conjunto residencial). Luiz de Deus, de óculos escuros numa expressão fechada entre constrangido e emocionado, estava sempre ao lado ou abraçado por duas netinhas, e permaneceu todo o tempo sempre mais para o fundo do palanque mas foi chamado a frente pelo Prefeito Anilton Bastos que lhe fez muitos elogios durante o seu discurso. Também durante o discurso do Governador Rui Costa ele foi novamente chamado à frente e, nas duas oportunidades, sempre muito aplaudido pelas centenas de pessoas que ali estavam. Ele nada falou.

Foram oradores nesta solenidade, os Deputados Paulo Rangel, Mário Negromonte Jr. e Josias Goems, Gilberto, representante da Caixa Econômica Federal, o prefeito Anilton Bastos e o Governador Rui Costa.

Foto: Antônio Galdino
Governador Rui Costa entregando uma das chaves

Governador Rui Costa entregando uma das chaves

 Cinco mulheres, idosas, com deficiência física ou grávidas, selecionadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Paulo Afonso, sob a supervisão geral da Secretária Ana Clara Moreira, receberam as chaves das mãos de Luiz de Deus, de Gilberto, representante da Caixa, de Anilton Bastos e do Governador Rui Costa que entregou as chaves a duas famílias.

Foto: Manu Dias - SECOM GOV/BA
Descerramento da placa

Descerramento da placa

O residencial, que leva o nome de Celidone de Deus, pai do ex-deputado Luiz de Deus e do ex-prefeito Paulo de Deus, recebeu investimento aproximado de R$ 12 milhões aplicados na construção das moradias e na infraestrutura completa, que inclui pavimentação, rede de água, obras de drenagem, energia elétrica, área de lazer, parque infantil, jardinagem, quadra esportiva e acessibilidade para pessoas com deficiência. O condomínio foi projetado para dar acesso a transporte público, com melhorias também na pavimentação da região.

Foto: Antônio Galdino
D. Maria de Lourdes

D. Maria de Lourdes

 "Este não é um programa habitacional apenas, mas um projeto social. Durante toda a construção são gerados novos empregos, o que muda a realidade de famílias de baixa renda, que viviam de aluguel [ou] de favor na casa de outras pessoas. Por isso eu tenho tanto prazer de entregar essas moradias, que [beneficiam] pessoas em situação vulnerável e [proporcionam] uma vida melhor", disse Rui.

Uma das proprietárias de uma das casas, D. Maria de Lourdes, de 60 anos, ao receber as chaves das mãos do Governador Rui Costa disse o que o governador repetiu em seu discurso: "Esta casa não é pra alugar, não é pra vender. Esta é a minha casa!"

Outra que recebeu a chave da casa 1 da quadra 4, foi Andressa Gomes, de apenas 19 anos que foi logo abrir a sua casa e levou toda a família, desde o seu pequeno bebê, Ana Luíza, ao companheiro Marcelo Eduardo, pais, tia e sua irmã. Todos demonstravam muita alegria porque passaram a ter a sua própria casa "o que a gente nunca ia conseguir se não fosse esse programa do governo", disse Andressa.

Foto: Antônio Galdino
Andressa com a sua pequena Ana Luíza, abrindo a porta da sua casa.

Andressa com a sua pequena Ana Luíza, abrindo a porta da sua casa.

 Nessa solenidade de entrega das duzentas casas estavam em Paulo Afonso os prefeitos Emanuel Rodrigues, de Rodelas e Gordo de Raimundo, de Santa Brígida e outras lideranças políticas da região, além do presidente da Bahiapesca, o pauloafonsino Dernival Oliveira Júnior, os vereadores Edson Oliveira Maciel, Bero do Jardim Aeroporto, Marconi Daniel, Marcondes Francisco, Ivaldo Sales, José Carlos Coelho, (Zé Carlos do BTN). Os oradores Paulo Rangel (PT), Josias Gomes(PT), Mario Negromonte Júnior(PP) e Rui Costa (PT) enfatizaram que "este programa começou na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e teve continuidade com a presidenta Dilma".

Foto: Antônio Galdino
Andressa, com a filha Ana Luiza, ao lado do marido Marcelo, levou toda a família para conhecer a sua casa

Andressa, com a filha Ana Luiza, ao lado do marido Marcelo, levou toda a família para conhecer a sua casa

 Paulo Rangel e Mário Negromonte Jr. destacaram que nasceram no Hospital Nair Alves de Souza. Paulo Rangel destacou a qualidade das casas desse conjunto residencial "com estas são 800 casas do programa Minha Casa Minha Vida entregues em Paulo Afonso. Só que estas tem um detalhe muito especial. Todas as casas tem placas de energia solar, uma inovação que agrega mais qualidade de vida aos moradores"

Já Mário Jr. informou que "amanhã (dia 30/06) estarei assinado na Câmara Federal o compromisso de destinar uma emenda parlamentar no valor de 3 milhões de reais para o governo do estado aplicar na construção da UTI no Hospital da Chesf que passará em breve para a gestão da UNIVASF". E, acrescentou o Deputado Federal do PP: "Assim que chegar à Câmara dos Deputados a proposta de orçamento da União para o ano de 2016, estarei colocando mais 3 milhões de emenda parlamente para esta UTI, assim como estarei destinando valores de emendas parlamentares também para a UNIVASF".

Foto: Antônio Galdino
Prefeito Anilton Bastos, de Paulo Afonso, entre Luiz de Deus e Rui Costa

Prefeito Anilton Bastos, de Paulo Afonso, entre Luiz de Deus e Rui Costa

 Também Josias Gomes falou das ações do governo federal nos programas sociais como estas casas do Conjunto Residencial Celidone de Deus e disse do seu compromisso de ajudar a gestão do Prefeito Anilton Bastos"

O prefeito Anilton elencou várias das obras construídas e outras tantas em reforma ou construção "algumas delas com recursos do próprio município, em que pese os mais de 3 milhões que o município perder no ano passado e os 12 milhões de perdas previstas para esse ano quando foram reduzidas tarifas de energia elétrica pela presidente Dilma, mesmo com a melhor das intenções de ajudar os mais carentes, oferecendo a eles uma energia mais barata"

Foto: Antônio Galdino
Governador Rui Costa ao lado dos prefeitos Emanuel (Rodelas), Anilton(Paulo Afonso) e Gordo de Raimundo (Sta. Brígida)

Governador Rui Costa ao lado dos prefeitos Emanuel (Rodelas), Anilton(Paulo Afonso) e Gordo de Raimundo (Sta. Brígida)

O governador Rui Costa focou o seu discurso em duas colunas: família e educação. No primeiro caso, exortou todos os moradores "para que estejam mais presentes na vida dos seus filhos, dos seus netos, ajudando-os nas tarefas escolares, sempre presentes em suas vidas". Sobre a educação, o governador falou "como ela é importante para despertar os sonhos, para o crescimento de cada criança, desde os seus primeiros anos de vida", e fez referência à sua própria vida e ao seu tempo de estudos, citando o Professor Arleno de Jesus, diretor do IFBA - Campus Paulo Afonso, ali presente, que seu professor nos tempos de escola técnica. E explicou porque em suas visitas em cada município manda incluir na sua agenda a visita a uma escola estadual e a uma escola municipal, "porque é importante para o meu governo, conhecer de perto como andam as nossas escolas, os programas que ali são desenvolvidos, os problemas que elas têm, como vi aqui em Paulo Afonso no CETEP Wilson Pereira'.

Foto: Antônio Galdino
Acompanhado pela diretora Ana Bete e prefeito Anilton, Rui Costa visita o CETEP Wilson Pereira

Acompanhado pela diretora Ana Bete e prefeito Anilton, Rui Costa visita o CETEP Wilson Pereira

 Ainda em Paulo Afonso, o governador esteve no Centro Territorial de Educação Profissional Wilson Pereira (CETEP) onde visitou salas de aulas, conversou com alunos, com diretora Ana Bete e com professores.
No Cetep, ele percorreu as salas e cobrou a instalação de equipamentos, que estão na instituição e continuam sem uso, e se encontrou com os alunos em sala de aula. Os encontros e mobilizações integram o programa estadual Educar para Transformar - Um Pacto pela Educação, lançado no dia 30 de março deste ano.  Além do Governo do Estado, a iniciativa envolve prefeituras, universidades, empresários e sociedade civil.
O governador mostrou-se chateado com a informação que algumas obras e alguns problemas desta unidade educacional estejam se arrastando há muitos meses, sem solução, como uma reforma que nunca acaba e problemas de infiltração em salas de aulas outras em que as centrais de ar não conseguem funcionar "porque a energia chega muito fraca e não dá para a central de ar funcionar", como disse um aluno. O governador anotou tudo e disse que em poucos dias esses problemas estariam solucionados.

Foto: Antônio Galdino
Rui Costa após a visita à Escola Municipal - CEMPA/BTN

Rui Costa após a visita à Escola Municipal - CEMPA/BTN

Foto: Antônio Galdino
Governador Rui Costa com o prefeito Anilton, diretora e professores do CEMPA/BTN

Governador Rui Costa com o prefeito Anilton, diretora e professores do CEMPA/BTN

 Do CETEP Wilson Pereira, o governador e sua comitiva, acompanhados pelo Prefeito Anilton Bastos, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno, o Secretário de Relações Institucinais, Luiz Carlos de Carvalho foram conhecer as instalações do Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (Cempa), construído com recursos do município de Paulo Afonso e inaugurado há um ano. Ali, todos recebidos por coordenadores e técnicos da Secretaria de Municipal de Educação (a Secretária Selma Carvalho está em viagem de férias) e professores desta unidade escolar municipal.

O governador visitou salas de aulas, biblioteca, brinquedoteca, banheiros e ficou bastante impressionado com o nível de qualidade da escola e sua conservação, embora ali estudem mais de 600 alunos do maternal e séries inicias. Em vários momentos o governador Rui Costa, que estava acompanhado do Secretário Adjunto de Educação, além do Secretário de Relações Institucionais, Deputado Federal Josias Gomes, do Deputado Federal Mário Negromonte Júnior e do Deputado Estadual Paulo Rangel, além de outros assessores, fez referências elogiosas ao que viu no CEMPA do Bairro Tancredo Neves.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

087 9 9805 9627

Redes Sociais


Enquete
ENQUETE:EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA DEPUTADO ESTADUAL?

 LUCAS RAMOS
 GUSTAVO CARIBÉ
 RODRIGO NOVAES
 FABRÍZIO FERRAZ
 ANTONIO PEREIRA

Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 2892210 Usuários Online: 65


Fan Page

Parceiros


Sertão Noticias.com
Copyright (c) 2018 - Sertão Notícias - Todos os direitos reservados